FILIADO À

NOTÍCIAS Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 20:52 - A | A

Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 20h:52 - A | A

V CONOJUS

“Este é o momento da nossa categoria”, afirma presidente do Sindojus-MT na abertura do V CONOJUS em Cuiabá

Com um discurso emocionado, Jaime Osmar Rodrigues deu início ao maior congresso nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil, destacando a força da união da categoria diante dos desafios da era digital.

“Não há nada mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou.” Foi com essa citação de Victor Hugo que o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso (Sindojus-MT), Jaime Osmar Rodrigues, abriu oficialmente o V Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (CONOJUS), na noite desta quarta-feira (27), em Cuiabá. “Este é o momento da nossa categoria. É hora de reconhecermos nossa força, nossa importância e, principalmente, de nos prepararmos para os desafios do presente e do futuro”, declarou, emocionado, diante de um público de 400 pessoas.

Realizado no Centro de Eventos do Pantanal, o congresso é promovido pelo Sindojus-MT, em parceria com a Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR), e reúne conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadores, magistrados, docentes e oficiais de justiça de diversos estados e até de outros países.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do Judiciário e do Legislativo, como a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; o corregedor-geral do TJ-MT, José Luiz Leite Lindote; o desembargador Lídio Modesto; a deputada estadual Janaina Riva; e o presidente da União Internacional dos Oficiais de Justiça, Marc Schmitz.

Jaime destacou que o V CONOJUS é mais do que um evento. “É um marco na história dos oficiais de justiça do Brasil. Trabalhamos com dedicação para construir um espaço de reflexão qualificada sobre o impacto das novas tecnologias na nossa profissão, mas também de valorização do nosso papel no Judiciário”, afirmou.

Ele também relembrou conquistas importantes, como a exigência de nível superior em Direito para o ingresso na carreira em Mato Grosso, e homenageou lideranças que contribuíram para a realização do congresso.

A programação do evento segue até sexta-feira (29) e inclui painéis sobre temas como: “Oficial de Justiça: Agente de Inteligência Processual e Resolução nº 600 do CNJ”, “Inteligência Artificial na Área Jurídica”, “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, “Medidas Protetivas e Violência Contra a Mulher” e “Oficial de Justiça como Mediador e Conciliador”. Também há espaço para palestras sobre saúde mental, assédio moral e momentos culturais, como a apresentação do humorista Fábio Lins.

Outro destaque foi o lançamento do livro Oficialato de Justiça – Reflexões sobre inovação profissional e o uso de ferramentas tecnológicas no Poder Judiciário, organizado pelo Sindojus-MT e pela Fesojus-BR, com artigos de especialistas e profissionais da área. “Esse é um trabalho coletivo, e agradeço aos que acreditaram na viabilidade do projeto. Acredito que essa obra reflete nossas lutas. Desejo que essa coletânea seja o começo de uma jornada ainda mais produtiva e que contribua de maneira positiva para o desempenho das nossas atribuições”, ressaltou a oficiala de justiça Mirena Costa, que atuou como uma das organizadoras da obra.

Para a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, todos os temas abordados no congresso são de extrema importância.“Estou convicta de que este é um momento de celebração da profissão e, sobretudo, de reflexão sobre a evolução e a relevância do papel dos oficiais de justiça no Poder Judiciário. Pensando nos temas que serão debatidos, sem medo de errar, afirmo: o oficial de justiça é um verdadeiro agente de inteligência. E é nesse cenário que a inteligência artificial surge como uma poderosa aliada dos processos jurídicos.”

O presidente da Fesojus, João Batista, destacou que o congresso e o fortalecimento da categoria são frutos de uma trajetória construída com base na valorização da história da profissão. “Só se constrói o futuro quando se valoriza o passado.” João Batista fez questão de citar autoridades que, ao longo dos anos, contribuíram com o crescimento e a consolidação da categoria.

A deputada Janaina Riva ressaltou o papel fundamental dos oficiais de justiça na efetivação das decisões judiciais e na aproximação do Judiciário com a sociedade: “É uma satisfação estar aqui hoje. Reconheço a importância estratégica deste evento, que reúne profissionais dedicados para debater temas cruciais para a sociedade. Quero cumprimentar os oficiais por serem o alicerce operacional do Poder Judiciário. Vocês são quem garantem, de fato, a materialização das decisões judiciais e asseguram que a Justiça transcenda o papel e se concretize na vida dos cidadãos.”

O deputado federal Coronel Meira também expressou seu apoio à categoria: “Os senhores exercem um papel fundamental. O oficial de justiça é o elo entre a Justiça e a sociedade brasileira. Sem vocês, as determinações judiciais seriam letras mortas — não aconteceriam. É fundamental apoiar totalmente o trabalho que vocês realizam.”

Com debates intensos e temas atuais, o V CONOJUS promete deixar um legado importante para os oficiais e oficialas de justiça de todo o país, reforçando a necessidade de adaptação às novas tecnologias e reafirmando o papel essencial da categoria na Justiça brasileira.

Da assessoria