O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso (Sindojus-MT), Jaime Osmar Rodrigues, e o vice-presidente, Paulo Sérgio, realizaram uma visita de cortesia à sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O objetivo do encontro foi convidar a presidente da instituição, Gisela Cardoso, para participar do V Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (CONOJUS), que será realizado de 26 a 28 de março, em Cuiabá.
O CONOJUS, promovido pelo Sindojus-MT em parceria com a Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR), reunirá especialistas para debater temas fundamentais para a categoria e para o sistema de Justiça como um todo. Os impactos da inteligência artificial na área jurídica, a Resolução nº 600/CNJ e a atuação dos oficiais como agentes de inteligência processual, além da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), cumprimento de medidas protetivas e enfrentamento da violência contra a mulher, estão entre os principais temas a serem discutidos. Outros assuntos de grande relevância, como a intermediação entre o Judiciário e a sociedade, assédio moral e saúde mental, mediação e conciliação e a atuação das entidades representativas da categoria também estarão em pauta. Além disso, o congresso contará com debates sobre a Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça no Brasil e o fortalecimento da classe dentro do sistema de Justiça.
Para o presidente do Sindojus-MT, Jaime Osmar Rodrigues, a participação de instituições públicas, como a OAB, é fundamental para o avanço das discussões e aprimoramento do trabalho dos oficiais de Justiça. "O CONOJUS é um espaço fundamental para discutirmos os desafios e avanços da nossa categoria, mas não apenas isso. A atuação dos Oficiais de Justiça está diretamente ligada ao trabalho dos advogados e de todo o sistema de Justiça. Por isso, é essencial que instituições como a OAB estejam presentes nesse debate, contribuindo com sua visão e experiência. Nosso objetivo é fortalecer o diálogo e aprimorar nossa atuação para que a prestação jurisdicional seja cada vez mais eficiente e justa para a sociedade".
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, agradeceu o convite e destacou a importância da iniciativa. "Quero parabenizar o Sindojus-MT e a Fesojus-BR pela realização do V CONOJUS e pela escolha de temas tão relevantes para o sistema de Justiça. A advocacia e os Oficiais de Justiça têm uma relação direta no dia a dia forense, e eventos como esse são essenciais para aprimorarmos essa atuação conjunta. A OAB-MT está à disposição para contribuir com esse debate e fortalecer o trabalho de todos que fazem a Justiça acontecer".
O V CONOJUS promete ser um marco na busca por melhorias para a categoria dos oficiais de Justiça e para a modernização do sistema de Justiça como um todo. O evento será realizado em Cuiabá e contará com a presença de representantes de diversos estados do país.
Da assessoria