Na última segunda-feira (13/01), o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso (Sindojus-MT), Jaime Osmar Rodrigues, acompanhado da diretoria do sindicato, reuniu-se com o corregedor-geral de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Luiz Leite Lindote. O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho do sindicato ao corregedor e discutir demandas cruciais para a categoria. Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à insuficiência de oficiais de justiça nas comarcas do Estado, o que tem gerado dificuldades no cumprimento dos prazos processuais.
Jaime Rodrigues destacou que a escassez de profissionais tem tornado inviável atender às demandas dentro dos prazos estipulados e que os efetivos que se encontram na ativa estão sofrendo as consequências física e emocional da sobrecarga de trabalho vivenciada há anos. A expectativa em relação à finalização do concurso para oficiais de justiça também foi debatida, com ênfase na urgência do chamamento de novos servidores para suprir a carência existente.
Outro ponto relevante da pauta foi o V Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (CONOJUS), programado para março deste ano. O evento terá como tema central a inovação e o impacto dos avanços tecnológicos no setor, e visa promover a troca de experiências entre profissionais de todo o país, além de fortalecer o papel dos oficiais de justiça no sistema de Justiça brasileiro.
“Estamos trabalhando para que o V CONOJUS seja um marco no fortalecimento da nossa categoria, reafirmando a relevância do oficial e oficiala de justiça como elo essencial entre o Judiciário e a sociedade”, afirmou Jaime Rodrigues.
A reunião desta segunda-feira faz parte de uma série de encontros promovidos pelo Sindojus-MT para buscar soluções concretas para os desafios enfrentados pela categoria, bem como a concretização de ações iniciadas e propostas pelo Tribunal de Justiça em 2024. Na semana anterior, a diretoria também esteve reunida com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, com a diretora-geral do TJ-MT e equipe técnica de recursos humanos, reforçando o compromisso do sindicato em lutar pela garantia de direitos e pela melhoria das condições de trabalho e salariais.
“Nosso compromisso é buscar soluções para os desafios enfrentados pela nossa categoria. Estamos em tratativas com as principais lideranças do Judiciário para garantir condições adequadas de trabalho e para que possamos exercer nosso papel com excelência. Além disso, eventos como o V CONOJUS são fundamentais para fortalecer a categoria e promover o compartilhamento de conhecimento, especialmente em tempos de avanços tecnológicos”, finalizou Jaime.
Da assessoria