Nesta quinta-feira (31/10), a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, recebeu a diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso (Sindojus-MT) para uma reunião focada nas principais demandas da categoria. Entre os temas discutidos, o destaque foi o Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração (SDCR), considerado a mais importante mudança para os servidores do Poder Judiciário no que tange a progressão e valorização profissional.
Em reunião realizada no dia 30 de setembro, o SDCR foi apresentado ao Comitê Gestor de Análise, formado por representantes da administração, sindicatos e demais entidades de classe, para avaliação e aprovação. No entanto, algumas entidades propuseram ajustes na minuta, o que resultou na necessidade de análise técnica e financeira das alterações sugeridas. Segundo a desembargadora Clarice, o setor técnico do Tribunal já concluiu a análise das propostas, avaliando inclusive os impactos financeiros das mudanças e a viabilidade jurídica. Essas informações, conforme anunciado na reunião de hoje, serão levadas ao Comitê Gestor nos próximos dias, onde o Sindojus-MT terá a oportunidade de contribuir com as discussões.
O presidente do Sindojus-MT, Jaime Rodrigues, comentou sobre a expectativa em relação ao andamento da pauta: “A atual gestão do Tribunal demonstrou grande disposição em discutir mudanças benéficas ao conjunto de servidores. Desde a primeira reunião de apresentação da minuta, o Sindojus-MT se posicionou favorável ao SDCR, entendendo que ele representa ganhos não apenas para o oficialato, mas para todos os servidores do Poder Judiciário. Aguardamos com muita expectativa os apontamentos técnicos e financeiros para que possamos avançar com brevidade. Esse compromisso de diálogo e cooperação nos permite vislumbrar um Judiciário mais justo e que valoriza igualmente seus servidores".
Jaime destacou ainda, que reconhece o esforço da atual Gestão em prol de todos os servidores, sem distinção. “Nesses quase dois anos, a atual Gestão do Tribunal se empenhou em iniciativas voltadas ao reconhecimento e valorização de todo o corpo laboral, inclusive, com efeitos financeiros. Esperamos que o SDCR se torne realidade”.
V CONOJUS
Após a reunião, a diretoria do Sindojus-MT reforçou o convite a presidente do TJ-MT para sua participação no V CONOJUS, que acontecerá em março de 2025 em Cuiabá. Organizado pelo Sindojus-MT e pela Fesojus-BR, com apoio dos Sindicatos dos Oficiais de todo o Brasil, o V CONOJUS abordará temas centrais para a atuação dos oficiais de justiça no contexto das Justiças 4.0 e 5.0, incluindo o impacto das novas tecnologias e da Inteligência Artificial no dia a dia da Justiça Brasileira.
Durante o evento, também será lançada uma coletânea promovida pelo Sindojus-MT, em parceria com à Fesojus-BR. A coletânea reunirá reflexões teóricas, estudos de caso e análises práticas, com o objetivo de fortalecer a doutrina da atuação dos oficiais e oficialas de justiça em face dos desafios tecnológicos e institucionais da atualidade.
O evento, que contará com a presença de reconhecidas autoridades da área jurídica de todo o país, promete ser um espaço de grande troca de experiências, onde serão discutidos o futuro da categoria, sendo assim, todos os esforços estão sendo empreendidos para que haja uma adesão expressiva por parte dos oficiais e oficialas de Justiça.
Da assessoria