FILIADO À

NOTÍCIAS Quinta-feira, 24 de Março de 2022, 22:46 - A | A

Quinta-feira, 24 de Março de 2022, 22h:46 - A | A

25 de Março, Dia do Oficial de Justiça

Vida de Oficial de Justiça: Nosso respeito

Jaime destaca a luta dos oficiais de Justiça

Assessoria Sindojus/MT

Sindojus/MT

Presidente do Sindojus, Jaime Rodrigues

Presidente do Sindojus/MT, Jaime Osmar Rodrigues

 

“Ameaças, agressões verbais e falta de respeito são alguns dos desafios que os oficiais de Justiça enfrentam no exercício da profissão diariamente. São mais de 700 profissionais que atuam na área, em Mato Grosso - um número insuficiente para atender a demanda”, revela o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso (Sindojus/MT), Jaime Osmar Rodrigues.

Segundo Rodrigues, em estatística no Estado, mais de 90 Oficiais de Justiça já sofreram algum tipo de violência no desempenho de suas funções, as ameaças são constantes. "A vida do Oficial de Justiça chega a ser uma aventura perigosa. Os oficiais trabalham com seus veículos e vão sozinhos, sem equipamentos e sem apoio. Cumprem mandados nos mais distantes lugares, estrada de chão, sem ninguém, só na companhia de Deus. Muitas vezes, os oficiais de Justiça são vítimas do destinatário da diligência - quando este mandado não é favorável a ele – quase sempre acaba atribuindo a culpa por aquela situação ao oficial".

Jaime diz ainda, que em outros casos, a situação da violência em determinadas regiões assusta e coloca em risco a vida do profissional. Nos alguns casos que os juízes determinam, o profissional pode solicitar o apoio da Polícia Militar. Fora esses casos, o oficial trabalha sozinho. Mas ele não desiste de cumprir as determinações da Justiça. "É um guerreiro".

Outro ponto destacado pelo presidente do Sindojus/MT é que na maioria das vezes – o cidadão não sabe qual é a função do oficial de Justiça. De acordo com o presidente, a demanda de Mato Grosso cresceu muito nos últimos anos. Segundo estatísticas do Sindojus/MT, o quadro de profissionais teria que aumentar cerca de 40%, por conta das aposentadorias, afastamento por doença, mortes e desvios de função, mas em Mato Grosso a administração do TJ, justifica que não abre concurso há mais de 10 anos, por esbarrar na questão orçamentária, mas muitos tribunais do país estão abrindo concurso para Oficiais de Justiça. "Enquanto isso, a categoria vai cumprindo sua obrigação, muitos, mesmo doentes cumprem com resiliência e com esperança de dias melhores".

A diretoria do Sindojus/MT parabeniza todos os profissionais pelo Dia de luta do Oficial de Justiça que é comemorado nesta sexta-feira, 25 de março. “A todos os nossos oficiais de Justiça de Mato Grosso, nosso maior respeito. Com todas as dificuldades, pandemia, o oficial de Justiça não parou sequer um dia, não deixou de cumprir suas obrigações com a sociedade e com a Justiça. Nossa gratidão. A luta continua e é árdua, muitas ainda teremos pela frente, mas estamos juntos e fortes em defesa da nossa categoria”, finalizou Jaime Rodrigues.